quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Numa reparação cara devo substituir o automóvel?


É melhor reparar o automóvel ou simplesmente substitui-lo? Esta é uma boa pergunta sobretudo na economia dos nossos dias, por isso aqui deixamos algumas dicas úteis que poderá ajudar na sua decisão.

Efectivamente, um número crescente de pessoas começa a equacionar  se é melhor comprar um carro novo ou reparar o que já tem, no caso de um orçamento dispendioso. Se estiver para tomar uma decisão deste tipo, não deixe de considerar os seguintes factores:

Comparação de Custos

É geralmente menos caro a longo prazo reparar o veículo que já possui ao invés de comprar um mais novo. Considerando um financiamento de 3.000,00 Euros para a reparação, seguramente que representa mensalidades mais baixas (ou pagamentos similares por um curto tempo) do que aqueles que decorrem da compra de um veículo mais novo.

A Regra 50 por cento

Depois de receber a estimativa de uma grande reparação, deve considerar a "regra dos 50 por cento." Quando o custo de um orçamento de reparação ultrapassa os 50 por cento do valor do veículo, é a altura de considerar seriamente substituí-lo.

Fiabilidade e histórico de manutenção

A melhor forma de conhecer o estado de um veículo é de mantê-lo numa base regular e usando a mesma oficina. Com o conhecimento do histórico do serviço de um veículo, os consumidores podem em alguns casos aconselhar-se previamente com os técnicos para uma orientação sobre quando o automóvel provavelmente vai precisar de grandes reparações.
Se seguir os planos de manutenção recomendados pelo fabricante do veículo, poderá aumentar significativamente a vida útil do automóvel. 

Aspecto visual

O aspecto geral de um veículo pode afectar em grande medida o seu valor e desejo de compra. Os proprietários devem estimar o seu automóvel, através de um olhar crítico sobre o seu veículo procurando sinais de desgaste.

O estilo de vida

As mudanças no estilo de vida podem ser decisivas para a compra de um automóvel novo. As necessidades relativamente ao tamanho da família, as dimensões da garagem, o uso recreativo e de negócios são todos motivos legítimos para considerar a compra de um veículo mais novo que é mais adequado para a condução de rotina do consumidor.

Factores externos

Existem diversos factores externos que podem afectar a decisão entre reparação e substituição de um veículo, tais como campanhas especiais por parte dos fabricantes, bonificações no abate de veículos com mais de 10 anos, importação de veículos, etc. Um automóvel que no futuro se poderá tornar um clássico valioso é seguramente merecedor de reparações mais dispendiosas e uma manutenção extraordinária.

Se decidir avançar com uma grande reparação, não se esqueça de utilizar uma oficina qualificada e de confiança como a Riscos & Mossas. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário