sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A prorrogação menor do IPI reduzido para carros


Um bem humorado Guido Mantega anunciou a prorrogação do IPI reduzido para automóveis e outros produtos, como a linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras). Só que, no caso dos carros, a prorrogação vai até 31 de outubro, enquanto os demais produtos têm IPI reduzido até o dia 31 de dezembro.

Questionado, Mantega justificou: “A reação foi mais rápida no setor de automóveis, e o custo da desoneração é maior”. Sim, são R$ 800 milhões. Mas também é possível explicar as razões pela necessidade, do comprador de carros, de estímulos “aos soluços”.

Sim, parece que esse tipo de consumidor precisa acreditar que faltam poucos dias para comprar um automóvel antes do aumento – afinal, carro não é um bem nada barato, ainda mais no Brasil.

O ministro da Fazenda então citou dados fornecidos pela Anfavea, a associação dos fabricantes: as vendas diárias passaram de 12.500 unidades para 16.600 unidades. Agosto deve bater novo recorde histórico. “O segundo trimestre deste ano sobre o primeiro trimestre teve expansão de 33,4%”, afirmou.

Agora é aguardar para ver o que vai acontecer nos próximos dois meses.


Com fonte de: Blod do Luiz Perez






Nenhum comentário:

Postar um comentário