segunda-feira, 19 de março de 2012

Para os supersticiosos: Dicas para proteger seu carro da inveja


Quando em 1997 a Toyota anunciou o lançamento do Prius, primeiro carro híbrido de série que venderia mais de 2 milhões de unidades no mundo, um frêmito de desassossego chacoalhou o chão das fábricas concorrentes. Na ocasião, a GM teria declarado: “ficamos praticamente sem palavras e com inveja dos bilhões de dólares que a Toyota açambarcou em termos de reputação corporativa para os irrisórios $ 300 milhões que Prius pode lhes ter custado” (Bob Lutz em "Car Guys vs Bean Counters"). A difícil digestão do sucesso alheio foi o lançamento, em 2010, do também híbrido Chevrolet Volt. Mas nem todos encontram uma forma tão positiva de reagir à inveja.

De olho no mau-olhado

De acordo com a psicoterapeuta Cleuza Castoldi, a inveja está fundamentada na comparação. “Quando comparamos as qualidades do outro sem avaliar as nossas, o sentimento de incapacidade e o complexo de inferioridade podem se instalar. Para se equilibrar, o invejoso pode tentar destruir o outro”.

Quando o assunto é automóvel, objeto de desejo e de status – ao menos entre os brasileiros –, a inveja está ainda mais presente. De acordo com pesquisas, o carro chega a ser duas vezes mais invejado que a casa dos sonhos.

Frases mais usadas pelos invejosos

As faíscas do olhar invejoso ganham, muitas vezes, materialização em palavras. “O invejoso tenta aniquilar o objeto invejado com o único intuito de diminuir aquele que o possui”, diz Castoldi.

Por isso, fique atento com comentários do tipo: “esse carro dá tanta despesa...”, “saiu da concessionária vale 30% menos, sabia?”, “você não consultou alguém antes de escolher este modelo, não é?”, “está com cara de que foi batido na concessionária”, “que carro legal, pena que vai sair de linha”, “você não acha esse carro inadequado para cidade?”, “tão burro e com um carro desses?”, “aposto que ficou todo endividado”, “Deus dá asas à cobra” etc.

Proteja seu carro

Não se trata de acreditar ou não. A inveja não depende de crença ou fé para existir. Ela acontece nas melhores famílias. A boa notícia é que há muitas maneiras de se proteger. Uma delas, segundo a terapeuta, é ficar atento à própria inveja. “Costumamos atrair situações e comportamentos parecidos com que os que praticamos. Por isso, quanto menos estivermos em sintonia com a inveja, menos ela nos atingirá”.

Ainda que o autoconhecimento e a lapidação das emoções sejam ótimas armas, todas as culturas do mundo, de todas as épocas, desenvolveram algum tipo de amuleto contra a inveja. Para ajudar a proteger seu carro de olhares indesejados, a WebMotors, em parceria com a Indemetal, consultou especialistas no assunto (veja vídeo abaixo) e desenvolveu um adesivo exclusivo para seu carro, com os clássicos símbolos de proteção, como a pimenta, a arruda e o alho. Para ganhar o seu, basta compartilhar este vídeo e enviar seu endereço paraeditorial@webmotors.com.br (seja rápido, os adesivos são limitados!).





Fonte: Web Motors

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