quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Carro com co-piloto inteligente



O Massachusetts Institute of Technology, conceituada escola de engenharia norte-americana, divulgou um novo projeto de Sterling Anderson, estudante de doutoramento que pretende criar um assistente virtual de apoio ao condutor.

Diferente de outros projetos ligados à automação de veículos rodoviários, o conceitonão pretende criar um carro que conduza sozinho. Em vez disso o “copiloto inteligente”, como é designado pelo seu autor, é um sistema passivo que se mantém silencioso durante a maioria do tempo, atuando apenas se detetar a possibilidade de embate. Nesse caso o sistema toma o controlo do carro e evita a colisão.

A tecnologia encontra-se em testes desde setembro de 2011 e os resultados mostram quepoucas colisões registaram-se graças ao assistente inteligente. A maioria dos problemas registados tiveram origem em erros de captura da câmara. Benjamin Saltsman, empresário da área de segurança automóvel e sem ligações ao desenvolvimento desta tecnologia, realça a mais valia da abordagem também nos menores custos necessários.

Um dos possíveis desenvolvimentos da ideia passa por transformá-la numa aplicação para smartphones, o que significaria que qualquer pessoa poderia utilizá-la e em qualquer carro, bastando colocar a câmara do telefone virada para a estrada. A câmara do telemóvel em conjunto com o giroscópio e acelerómetro constituiriam os sensores do sistema.

Ainda não existem datas para a conclusão do projeto do copiloto de segurança, mas a ideia de ter uma tecnologia desenvolvida no MIT e que ajuda a evitar acidentes, será certamente uma mais valia para todos os condutores.

Fonte:Tecnologia.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário