quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cuidados com o sistema de arrefecimento




Responsável por controlar a temperatura do motor, o sistema de arrefecimento é essencial para o perfeito funcionamento do veículo. Desta maneira, é necessário estar atento e preservar todos os itens que compõem o sistema para não comprometer o desempenho do automóvel.

FUNCIONAMENTO

Com o objetivo de evitar a corrosão e outros agentes que prejudicam o funcionamento do sistema, o sócio-gestor da Metalúrgica HG Ltda., Gustavo Bender, aconselha a verificação de todo o sistema de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante para cada modelo de automóvel.


"Manter o sistema em bom funcionamento depende de uma boa montagem do conjunto bocal, mangueira e abraçadeira", acredita o presidente da Progeral abraçadeiras, Marco Campos. "A vedação depende da escolha  e aplicação correta da melhor abraçadeira, no caso do sistema de arrefecimento, devido a flutuação da temperatura".

O engenheiro mecânico da Assistência Técnica da Metalúrgica Schadek Ltda., Orlando Fernandes, alerta também que um dos problemas mais comuns é a corrosão do sistema, gerando incrustações em todo o conjunto, as quais acabam desprendendo-se e circulando pelo sistema, causando vários problemas nos componentes.

Já o gerente de Qualidade da Valeo, Jeser Madureira, ressalta que a falta de aditivo pode influenciar e acarretar danos ao sistema. "Pode acelerar o processo de ressecamento dos componentes de borracha (mangueiras e válvulas da tampa do reservatório de expansão), causando diversos problemas".




DEGASTE DOS COMPONENTES

Dentre os componentes que sofrem com desgaste por falta de manutenção do sistema ou por utilização de fluídos de baixa qualidade ou de água comum (torneira), o químico responsável da TecBril, Claudio Fernando Calori, destaca a bomba d'água, válvula termostática. sensores de temperatura, radiador e mangueiras.


O supervisor de contas da Gonel Autopeças, Márcio Grimaldi, aponta outros problemas que também podem ocorrer no sistema. "Falta de líquido refrigerante no sistema de arrefecimento do veículo causa a corrosão dos tubos de radiador; e cabeçote ou utilização de aditivo inadequado ou somente a utilização do líquido de limpeza do sistema como aditivo".

Alguns componentes, como as correias, bomba d'água, tampa do reservatório, válvula termostática e mangueiras; devem ter uma atenção especial. "Pois sua quebra devido a um desgaste por tempo de uso ou por manutenção inadequada do sistema pode causar prejuízos", explica o responsável pela Assistência Técnica da Urba Brosol, Ricardo Crespo.

Depois que o problema está instalado e o sistema de arrefecimento está comprometido, o gerente Regional da Petrolus, Willian Silva, sugere que se procure um mecânico de confiança, faça uma limpeza completa no sistema e que todas as peças que foram danificadas pela água sem fluído sejam trocadas.

EVITE PROBLEMAS

Para a executiva de negócios, Viviane Fragata, e o engenheiro químico, Rogério Fragata, ambos da Hi Tech, estar sempre atento ao nível do reservatório e sempre completar com aditivo diluído e nunca água da torneira evita possíveis paradas indesejadas do automóvel e consumo excessivo do combustível.


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